Pastoral do Menor Salvador - Só mais um site Sites da ASA

Campanha Dê Oportunidade é lançada pela CNBB e Pastoral do Menor

campanha_pastoral-menorEm setembro foi lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Pastoral do Menor a  campanha “Dê Oportunidade. Faça diferente, ninguém nasce infrator” com o intuito de fazer a sociedade ter um olhar diferente sobre o adolescente que comete ato infracional. A ação que tem parceria de outras 23 instituições pretende informar, esclarecer e sensibilizar a sociedade sobre o significado humano, social e político das Medidas Socioeducativas (MSE) para a vida da sociedade e dos adolescentes autores de atos infracionais.

Nos dias 07,08 e 09 de outubro membros da PAMEN se reuniram em Natal – RN para formação sobre a campanha, alinhamento das ações e reaproximação das Pastorais da Região Nordeste. Como no Regional Bahia e Sergipe, a PAMEN de  Salvador é a única que realiza Assistência Religiosa ao Adolescente Autor de Ato Infracional ficou  definido que esta dará  as contribuições  para o lançamento da campanha a nível Bahia, em Salvador, no dia 02 de dezembro.  A equipe da PAMEN reafirma a importância da campanha, pois para eles é preciso levar para os diversos ambientes reflexão e olhar que não apenas melhore as medidas socioeducativas que atendem os adolescentes que cometeram ato infracional,  mas que estabeleçam um processo de olhar mais atento e profundo às pessoas.

A campanha tem ainda como propósito pautar os governos e executores das políticas públicas e todos os atores do Sistema de Garantia dos Direitos sobre a necessidade de fortalecimento a aprimoramento do Sistema Socioeducativo (SINASE) e divulgar as práticas exitosas na efetivação das MSE, seja nos projetos da Pastoral do Menor como dos parceiros.

Atualmente, a Pastoral do Menor garante que crianças e adolescentes sejam beneficiadas por programas e projetos atuando em diversas frentes, entre elas, na busca por políticas públicas de promoção e defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.